O Brasil é um lugar desafiador para fazer mochilão. Para começar, o país é enorme! E não estou apenas dizendo isso, na verdade, o Brasil é o quinto maior país do mundo. Isso torna o Brasil muito confuso para se locomover – sem mencionar muito mais caro.
Mas isso não é tudo que torna o Brasil um país difícil de viajar.
Há uma questão de segurança. Não estou dizendo que o Brasil é um lugar perigoso que você não deveria visitar, mas acredito que você precisa ser um pouco mais cuidadoso no Brasil do que em outros lugares da América do Sul.
Fazer mochilão no Brasil é definitivamente um desafio, mas gratificante e que vale a pena. Eu encorajaria todo mundo a fazer uma viagem de mochilão no Brasil – é um dos países mais bonitos e culturalmente ricos que já visitei!
Dito isso, aqui estão algumas coisas que teriam tornado minha viagem muito mais fácil se eu soubesse antes de vir para o Brasil. Estas são algumas dicas que teriam me poupado muita dor de cabeça se alguém tivesse me contado antes de começar meus dois meses de viagem no Brasil.
1. Uber é muito mais barato do que táxis
As cidades são enormes no Brasil e a maioria das estações de ônibus e aeroportos estão localizados bem fora dos distritos turísticos. Por causa disso, pegamos muitos táxis e Ubers enquanto estávamos no Brasil.
Embora nunca tenhamos tido grandes problemas com táxis, o Uber era muito melhor. O Uber foi uma grande economia de orçamento enquanto fazíamos mochilão no Brasil, porque os táxis são caros! Na verdade, eles são mais que o dobro do preço de um Uber.
Os motoristas de táxi também não têm a melhor reputação no Brasil e muitos moradores locais nos disseram para ir com o Uber em vez disso. Fomos enganados algumas vezes por motoristas de táxi, então sempre preferíamos o Uber, também por razões de segurança.
Coisas como o fato de o Uber rastrear sua localização e o motorista, proporcionam um pouco mais de segurança do que potencialmente entrar em um táxi não licenciado. Além disso, os motoristas de táxi podem fazer um caminho mais longo, enquanto o Uber deve seguir uma rota específica.
O único problema com o Uber é que você precisa de wi-fi ou dados em seu telefone. Isso representava um problema em algumas estações de ônibus. Mas por razões de segurança e conveniência, viajar com um cartão SIM funcional no Brasil é uma boa ideia.
No geral, o Uber é a melhor opção enquanto faz mochilão no Brasil. As viagens são baratas, seguras e convenientes.
Nota: O Uber está proibido de buscá-lo no Aeroporto Internacional do Rio, no entanto, você pode usá-lo para deixá-lo lá. Existem alguns outros aeroportos no Brasil onde o Uber só pode pegar na zona de desembarque, então certifique-se de que é lá que você espera.
2. Espanhol e português não são iguais… de jeito nenhum!
O Google Tradutor nos salvou no Brasil! Para quem não sabe, o Brasil é o único país da América Latina que fala português. Lembro-me de antes de chegarmos, as pessoas nos diziam que os brasileiros mais ou menos entendiam espanhol, no entanto, isso não é verdade e eles também não gostam muito disso.
Perguntamos a alguns moradores locais e eles dizem que as pessoas sempre falam com eles em espanhol e eles se ofendem porque é assumido que eles falam. Acho que se resume a aprender o idioma do seu país anfitrião em vez de ser preguiçoso.
Agora, aprender um novo idioma pode ser difícil, especialmente se você estiver apenas visitando por algumas semanas. É aí que o Google Tradutor se torna útil. Você pode baixar um idioma inteiro no aplicativo e depois traduzir sempre que quiser, mesmo sem wi-fi!
Costumávamos digitar no aplicativo o que queríamos dizer e depois apenas mostrávamos para quem estávamos falando e eles digitavam uma resposta de volta. Funcionou como um sonho. Claro, você deve aprender frases básicas antes de chegar ao Brasil, mas o Google Tradutor foi um salva-vidas e também uma ótima maneira de aprender novas palavras.
3. Esteja preparado para mosquitos
Os mosquitos no Brasil são um problema real, especialmente se você estiver fazendo mochilão com um orçamento. Claro, qualquer pessoa pode ser picada a qualquer momento que estiver do lado de fora, mas também podem te picar dentro do seu quarto em albergues econômicos!
Você pode estar pensando… por que no meu quarto!? Bem, parece que apesar do problema dos mosquitos, muitos quartos (em albergues econômicos) não selam completamente ao redor das janelas. Além disso, mesmo que o façam, é provável que esteja muito quente para fechá-las. Isso significava que em muitos albergues, os mosquitos podiam entrar nos quartos à noite.
Então, as opções eram morrer de calor ou ser devorado por mosquitos que poderiam potencialmente transmitir doenças como malária ou dengue (ambas muito comuns no Brasil).
Em vez disso, planeje com antecedência e traga consigo algum repelente de insetos e até mesmo uma rede mosquiteira! Alternativamente, fique em lugares com ar condicionado para que você possa manter as janelas fechadas. Também é uma boa ideia trazer medicamentos contra malária e manter suas vacinas atualizadas para coisas como febre amarela.
4. O Brasil é caro
O Brasil é muito mais caro do que alguns de seus países vizinhos. Eu estava realmente muito chocado quando cheguei pela primeira vez e foi um desafio fazer mochilão no Brasil com um orçamento! Mas isso não quer dizer que não seja possível.
Things like street food still cost $5 USD per meal, a good hostel costs around $10 to $15 USD per night, and transportation isn’t cheap either. These prices may seem cheap, but compared to Bolivia, Peru, Argentina, Colombia and even Chile