O Brasil adiou a implementação da exigência de visto de turista para cidadãos da Austrália, Canadá e EUA, de acordo com a Embratur, o conselho de turismo do Brasil.
O Brasil planejava implementar a exigência de visto em 10 de janeiro – a nova data é 10 de abril.
“A Diretoria de Turismo do Brasil (Embratur) informa que a exigência de visto de entrada no Brasil para portadores de passaportes comuns da Austrália, Canadá e Estados Unidos foi adiada para 10 de abril de 2024”, informou a diretoria de turismo.
O atraso dará ao governo brasileiro mais tempo para implementar seu novo sistema de visto eletrônico.
“A prorrogação tem como objetivo completar o processo de implementação do sistema de exigência do E-Visa e evitar que a mudança interfira no fluxo de turistas desses países para o Brasil durante a alta temporada.”
Como funcionará o sistema de vistos
Americanos, canadenses e australianos deverão solicitar o documento para chegadas previstas a partir de 10 de abril de 2024. O custo do visto é de $ 80,90. A duração do visto é a seguinte:
Americanos: período de 10 anos.
Canadenses: período de 5 anos.
Australianos: período de 5 anos.
Adeus viagens sem visto
Desde 2019, cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália foram autorizados a permanecer no Brasil por até 90 dias, com possibilidade de prorrogações de até 180 dias. Antes de 2019, os turistas tinham que solicitar um visto antes de viajar.
Os operadores turísticos alertaram que a obrigatoriedade do visto prejudicará a competitividade do Brasil como destino turístico.