O Brasil é um dos países mais inebriantes para viajar com suas maravilhas naturais, cidades atraentes e cultura sedutora. Também vem cercado de histórias de altos níveis de homicídios e crimes armados nas ruas. A realidade é que a maioria dos turistas deixará o Brasil pensando que a mídia pinta um quadro injusto, mas infelizmente incidentes e acidentes acontecem e nem sempre estão relacionados ao crime. Veja como garantir que você tenha uma viagem mais segura ao Brasil.

Use um guia em áreas remotas

Lugares como o Pantanal e a Floresta Amazônica são dois dos ambientes naturais mais fascinantes do Brasil, com uma extraordinária coleção de vida selvagem rara e maravilhosa. Eles também são o lar de animais potencialmente perigosos, como panteras, sucuris, jacarés, aranhas venenosas e parasitas. Lembre-se sempre de que você é um convidado nessas regiões e que a sobrevivência de vida ou morte se torna um problema real se você não tomar medidas sensatas. Vá sempre com um guia de confiança ao Pantanal ou à Floresta Amazônica para aproveitar ao máximo sua viagem e evitar se perder.

Cuide-se nas favelas

As favelas recebem má reputação e, na maioria das vezes, não é merecida. No entanto, muitas favelas são frequentemente administradas por gangues que ganham dinheiro com o tráfico de drogas. Isto provoca tiroteios entre gangues e suspeitas de entrada de estranhos na comunidade (afinal, pode ser a polícia e não um turista), levando a uma reacção de “atire primeiro, pergunte depois”. No Rio de Janeiro, a maioria das favelas da zona sul é segura para se visitar, como Rocinha, Vidigal e Tavares, e há ótimas festas amigáveis ou passeios pelas favelas. Melhor evitar os da zona norte. Em outras cidades, peça recomendações em seu albergue ou hotel.

Dirija pelos semáforos vermelhos

Ao contrário do que todos aprenderam na autoescola, geralmente é aceitável dirigir em semáforos vermelhos tarde da noite nas grandes cidades, desde que não haja outro trânsito. A lógica subjacente a isto é que parar nos semáforos numa rua vazia pode deixá-lo em risco de ser assaltado à mão armada no seu carro. Dirigir no sinal vermelho é uma precaução para evitar essa possibilidade.

Use repelente contra mosquitos

Os mosquitos são galopantes em algumas áreas do Brasil e alguns trazem presentes indesejados, como dengue, zika e chikunguny, sendo esta última a atual epidemia no Rio de Janeiro. Os efeitos destes vírus podem ser devastadores, tais como defeitos congénitos graves e até a morte de pessoas muito vulneráveis da população. Evite o drama usando repelente de mosquitos todos os dias e antes de dormir.

Faça cópias de seus documentos

É obrigatório ter um comprovante de identidade no Brasil e, mesmo que você nunca seja solicitado a mostrá-lo, nos raros casos em que o fizer, espera-se que você o tenha. Em vez de levar consigo seu passaporte, carteira de motorista ou qualquer outra forma de identidade, basta levar consigo fotocópias claras e limpas de sua identidade, garantindo que seja um documento de identidade com foto.

Use protetor solar e beba muita água

Um bronzeado é um maravilhoso lembrete temporário de uma viagem a terras exóticas; bolhas e pele vermelha, não. O calor no Brasil no verão é intenso e o sol imensamente forte. O Rio de Janeiro registra temperaturas de até 50 graus Celsius. Como o Brasil tem muito a oferecer ao ar livre, é melhor aplicar proteção solar constantemente para evitar danos à pele. Beba também bastante água para se manter hidratado, pelo menos dois litros por dia.

Não dirija motocicleta nas cidades

Com o trânsito intenso das grandes cidades, andar de moto pode parecer uma economia de tempo. Mesmo assim, o risco é alto: em média, quase três pessoas morrem por dia em acidentes de moto na cidade de São Paulo. Para quem não conhece as estradas ou não está acostumado a dirigir no Brasil, o risco pode ser maior. É melhor perder um pouco de tempo no transporte público do que arriscar a vida.

Tome vacinas

Viajar para o Brasil não significa necessariamente que você precise de vacinas, principalmente para viagens a cidades como Rio de Janeiro e Salvador ou visitas ao sul do país. No entanto, se a sua viagem incluir um passeio pela floresta amazônica, as vacinas são altamente recomendadas. Entre as vacinas essenciais estão Hepatite A, Febre Tifóide e Febre Amarela. A malária também é recomendada.

Fique de olho na sua bolsa

Uma bolsa que cruza o corpo é o melhor tipo. Evite carregar bolsas maiores e caras ou bolsas com bolso aberto, que são fáceis de furtar. Quando estiver em bares, mantenha a bolsa no colo e na praia coloque-a sob a toalha de praia. Não deixe sua bolsa com seus pertences sem vigilância. Existe o risco de ser roubado.

Diga não às drogas

O uso de drogas no Brasil é totalmente ilegal e o uso de drogas não apenas expõe os usuários a áreas de risco, como favelas e zonas de propriedade de gangues, mas também acarreta penas de prisão severas com longas listas de espera para julgamento. As condições prisionais no Brasil são ruins e enfrentam graves problemas de superlotação, brutalidade policial e tumultos mortais.

Tenha cuidado com táxis

A maioria dos motoristas de táxi são pessoas boas e honestas, mas alguns tentam cobrar caro demais dos turistas e dar má fama a outros motoristas de táxi. Ao entrar em um táxi, certifique-se de que o taxímetro esteja funcionando para obter o preço exato e verifique a rota no Google Maps para garantir que você não esteja sendo levado em uma viagem indireta. No aeroporto, pague um táxi licenciado, pois garantirá um preço fixo qualquer que seja o trânsito ou percurso.