Quando menciono que viajei para o Brasil (na maior parte do tempo sozinho), uma das primeiras perguntas que sempre recebo é: “É seguro viajar para o Brasil?” Ou, mais especificamente, eu me senti segura como uma viajante solitária no Brasil. Ambas são perguntas justas e minha resposta é… é complicado.

Resumindo, sim, o Brasil é seguro o suficiente para viajar – mas leia minha resposta mais detalhada aqui. Minha experiência pessoal é que não tive nenhum incidente negativo envolvendo segurança ou roubo enquanto estive no Brasil e amei tanto o país que fiquei por 3 meses e voltaria em um piscar de olhos. Porém, conheço simultaneamente muitos turistas que foram vítimas de roubos principalmente no Rio de Janeiro.

Você poderia me chamar de sortudo por nada ter acontecido comigo, o que é justo porque às vezes as coisas simplesmente acontecem. Mas também fui extremamente cauteloso e extremamente consciente. Especificamente, segui as dicas mencionadas nesta postagem do blog e acho que isso fez uma grande diferença.

Então, se você estiver viajando para o Brasil, aqui estão 21 coisas que devemos e não devemos fazer para se manter seguro:

NÃO…

1. PUXE SEU TELEFONE NA RUA

Andar por aí com o telefone na mão é realmente a pior coisa que você pode fazer – especialmente no Rio. Não importa o quanto você segure o telefone, há uma boa chance de alguém roubá-lo, mesmo em plena luz do dia. Se você precisar olhar seu telefone (por exemplo, instruções ou pedir um Uber), recomendo entrar em uma loja. Se isso não for possível, afaste-se do trânsito e olhe ao redor antes de retirá-lo rapidamente. Se você quiser tirar uma foto, considere se é uma jogada inteligente e fique atento às pessoas que passam.

Esta é de longe a dica mais importante desta lista. Acho que estamos muito acostumados a pegar nossos telefones constantemente para navegar pelas redes sociais ou simplesmente andar com o telefone na mão. Mas no Brasil eu desencorajo fortemente você de fazer isso.

2. NÃO ANDE SOZINHO À NOITE

Caminhar sozinho à noite faz de você um alvo fácil, principalmente em lugares como Copacabana no Rio, então tente evitá-lo a todo custo.

Durante o dia, obviamente não há problema em caminhar sozinho, mas é uma boa prática estar atento ao ambiente e à área em que você está. Eu não recomendaria caminhar sozinho perto de uma favela e sugiro ficar em áreas mais populosas.

3. NÃO COLOQUE VALORES NO BOLSO

Se você tem o hábito de colocar objetos de valor no bolso – quebre-o! Esta é uma maneira fácil de ser roubado. Em vez disso, recomendo fortemente ter uma tipoia transversal. Uma tipoia padrão como esta funciona, mas por segurança eu recomendo a tipoia PacSafe, que é um excelente investimento se você viaja com frequência ou mora em uma cidade.

4. NÃO USE ITENS CANTOSOS COMO JÓIAS DE OURO

Itens chamativos fazem de você um alvo no Brasil. Pessoalmente, adoro joias de ouro, mas mesmo que todas as minhas sejam falsas, usá-las me tornaria um alvo. Brincos de argola e brincos pequenos devem servir, mas colares e pulseiras eu evitaria usar – como recomendado pelos brasileiros locais.

5. NÃO DEIXE SEUS VALIOS SEM VIGILÂNCIA

Nunca deixe seus objetos de valor desacompanhados no Brasil. Isso inclui cafeterias onde você pode deixar seu laptop ou iPad na mão enquanto vai ao banheiro. Isso não quer dizer que as pessoas ao seu redor sejam más ou não cuidem das suas coisas quando você pedir, porque elas o farão. Mas geralmente quando perguntamos a alguém: “Ei, você pode assistir minhas coisas?” na verdade, não acreditamos que alguém venha roubar nossas coisas enquanto você estiver fora e a pessoa que está vigiando suas coisas precisará realmente correr atrás delas… Porém, em alguns lugares do Brasil isso pode acontecer totalmente. Principalmente se você estiver sentado perto de uma janela perto da rua. Eu conhecia uma garota que perdeu seu iPad dessa maneira… então não faça isso.

6. NÃO USE O METRO À NOITE

O metrô de São Paulo e do Rio de Janeiro é ótimo. Peguei o metrô no Rio muitas vezes e era barato, seguro e limpo. Porém, eu não recomendaria isso em dois cenários: à noite e com um laptop ou câmera. Caso contrário, eu recomendo durante o dia, especialmente se você estiver com um orçamento apertado.

FAZER…

7. EMBALAR UMA BOLSA CRUZADA À PROVA DE ROUBO

Muitos furtos acontecem quando a carteira ou o telefone de alguém está no bolso ou na bolsa aberta. Faça um favor a si mesmo e compre uma bolsa transversal para que seus objetos de valor estejam sempre fechados e perto do seu peito.

Minhas tipoias cruzadas favoritas são da Pac-Safe. Eles bloqueiam RFID, têm zíperes à prova de roubo e tiras à prova de corte. Eles verificam todas as minhas caixas em busca de uma tipoia de viagem segura para o corpo cruzado, incluindo compartimentos internos com zíper e um clipe na frente e atrás.

8. TENHA CUIDADO COM SEUS VALIOS AO TOMAR SOL NA PRAIA DO RIO

As praias do Rio são deslumbrantes, mas ao tomar sol tome cuidado com seus pertences. Recomendo manter tudo na bolsa (ou seja, não deixar o telefone ou o Kindle sobre a toalha) e deixar a bolsa guardada em algum lugar. Pessoalmente, quando fechava os olhos, colocava a alça em volta do braço para que minha bolsa não pudesse ser agarrada ao passar.

Se você vai à praia sozinho (o que eu fazia com frequência), também não deixe seus objetos de valor desacompanhados ao nadar. Eu uso uma pochete à prova d’água ou você pode pedir a alguém para cuidar de suas coisas, se se sentir confortável para fazê-lo.

9. DEIXE UM CARTÃO BANCÁRIO NA SUA MALA

Quando você sair, é melhor não trazer todos os seus cartões bancários, caso, Deus me livre, sua carteira seja roubada. Sempre deixo meus cartões de débito e crédito trancados em minha casa e levo apenas um cartão de crédito para viagem. O Chase Sapphire Preferred é a minha escolha.

LEIA MAIS SOBRE POR QUE RECOMENDO O CARTÃO PREFERIDO CHASE SAPPHIRE AQUI.
Obs: essa dica é uma boa prática sempre quando você viaja, não apenas no Brasil.

10. USE UBER SE POSSÍVEL

O Uber é uma forma muito conveniente de se locomover e, por questões de segurança, adoro porque você tem mais controle como passageiro: você tem um preço definido, as informações do motorista e pode compartilhar sua viagem para maior segurança. O Uber está disponível nas principais cidades do Brasil, então se te faz sentir mais seguro, use-o.

11. DEIXE SEU PASSAPORTE EM LOCAL SEGURO E TRAGA CÓPIAS PARA O PAÍS

Sempre que você for a algum lugar (a menos que seja obrigatório ou necessário), é melhor não andar por aí com o passaporte na bolsa, para o caso de perdê-lo. Mas na pior das hipóteses, também é bom viajar com cópias impressas na mala se você precisar ir à embaixada por causa de um passaporte perdido.

12. LEVE COISAS MÍNIMAS QUANDO FOR PARA FESTA

Agora que mencionei deixar seu passaporte e qualquer coisa desnecessária
cartões de ensaio trancados em sua casa, certifique-se de fazer isso DEFINITIVAMENTE quando for festejar no Brasil. É quando muitas pessoas são roubadas porque estão bêbadas ou drogadas e menos atentas. Conheço algumas pessoas que até usam gravador ou telefones antigos quando festejam em destinos de “alto risco” como Rio ou Salvador durante o Carnaval. Não é uma péssima ideia se você tiver um telefone extra ou antigo.

13. TENTE NÃO SE DESTACAR MUITO COMO TURISTA

Ser turista não é uma coisa ruim e para ser sincero, mesmo que você tente não se destacar, provavelmente ainda o fará. E tudo bem! É mais uma questão de não se destacar muito e se tornar um grande alvo para carteiristas. Portanto, não use itens chamativos, proteja seu telefone e câmera, e talvez troque sua camisa “I Love Rio” por uma camisa do Flamengo (o Flamengo é um time local e muito popular no Rio de Janeiro).

14. PRATIQUE CUIDADO EXTRA EM ÁREAS PESADAMENTE TURÍSTICAS

As áreas turísticas de todos os destinos têm sempre uma desvantagem… parecem atrair os personagens mais incompletos. Isto é o mesmo para o Brasil. Por exemplo, no Rio você deve ter cautela redobrada em Copacabana, Lapa e outros locais turísticos.

15. ESTEJA CUIDADO COM SUAS COISAS EM UM RESTAURANTE AO AR LIVRE

Quando sentado em um restaurante ao ar livre

(o que acontecerá com frequência porque o Brasil adora refeições ao ar livre), novamente esteja atento às suas coisas. Não deixe o telefone sobre a mesa e balance a bolsa nas costas da cadeira voltada para a rua. Esse comportamento pode ser um hábito para você, mas como todas as outras dicas desta lista – pense nos seus objetos de valor e certifique-se de que estejam protegidos e não possam ser roubados.

16. EVITE ÁREAS DESERTAS

Em geral, é melhor ficar longe de áreas desertas. Quando você está sozinho não há ninguém para ajudar, então é sempre melhor ficar onde os outros também estão.

17. VERIFIQUE DUPLAMENTE A ÁREA DO SEU ALOJAMENTO ANTES DE RESERVAR

Antes de reservar a sua estadia, é sempre uma boa prática fazer uma pequena pesquisa sobre a área e ler comentários de outros viajantes tendo em mente a segurança da localização.

18. FESTA COM SEGURANÇA

Festejar no Brasil não é apenas obrigatório, mas algo difícil de evitar. E como alguém que esteve presente em dois carnavais, apoio isso de todo o coração! Apenas certifique-se de festejar com segurança:

Sair com pessoas em quem você confia
Deixar quaisquer objetos de valor desnecessários trancados durante a sua estadia
Mantendo tudo em uma tipóia com zíper
Estar atento ao quanto você bebe
Ter um plano de como chegar em casa
Não use drogas aleatórias na rua
Nunca deixe sua bebida sem vigilância e depois beba
Não aceite uma bebida que você não viu servida

Você é um adulto, você sabe o que fazer.

19. USE ARMÁRIOS E CADEADOS PARA SEUS BENS

Se você estiver hospedado em um albergue, esta é sempre uma obrigação para seus objetos de valor. Eu recomendo usar este cadeado que funciona tanto para armários quanto para sua bagagem e é aprovado pela TSA.

Se você estiver hospedado em um Airbnb ou hotel, para ter tranquilidade, você também deve guardar suas coisas no cofre, se disponível.

Nada disso é específico do Brasil, é apenas uma prática padrão. O roubo de sua acomodação não é comum para turistas no Brasil, embora haja histórias malucas na época do Carnaval, quando o país está cheio de turistas, então é melhor ser cauteloso.

20. TENHA CUIDADO AO RETIR DINHEIRO

Assim como muitos destinos, no Brasil você deve sempre ter cuidado ao sacar dinheiro. Recomendo fazer isso apenas durante o dia, ir com um amigo se puder e tentar encontrar um caixa eletrônico localizado em um local fechado. Como prática padrão (desde que vi aqueles vídeos de golpes em caixas eletrônicos), eu também sempre puxo o leitor de cartão primeiro e só vou a um caixa eletrônico quando vejo alguém passar antes de mim. Assim se for comer uma carta, não será minha!

Depois de sacar o dinheiro, certifique-se de ter planos de voltar para sua casa imediatamente, para não andar por aí com muito dinheiro consigo.

21. VERIFIQUE SE VOCÊ ESTÁ COBERTO COM SEGURO DE VIAGEM

Seguro viagem é obrigatório em toda viagem, mas principalmente para um destino como o Brasil
OS 10 MELHORES Passeios e Excursões no Brasil (ATUALIZADO EM 2024)
Passeios e excursões no Brasil. Confira as avaliações e fotos da Viator dos passeios pelo Brasil
Ver preços
onde você pode estar envolvido em atividades de aventura, ter muitas reservas e correr o risco de roubo, conforme mencionado neste post.

Então faça um favor a si mesmo e certifique-se de estar protegido! Ninguém quer pensar em cenários infelizes como roubos, atrasos, cancelamentos, lesões ou doenças durante a viagem, mas eles pensam e quase todos os viajantes podem atestar uma época em que o seguro de viagem realmente os salvou.

Confira aqui o seguro de viagem World Nomads, feito para mochileiros.