Um carnaval mundialmente famoso, praias gloriosas, jogadores de futebol lendários e pessoas bonitas e amigáveis. A reputação do Brasil o precede, com milhões de turistas todos os anos escolhendo visitar o país para suas férias dos sonhos.

Este ano, o Brasil viu o turismo retornar aos níveis pré-pandemia, Jaqueline Gil, Diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, disse ao Euronews Travel, com muitos visitantes vindo da América Latina e da Europa.

A maioria visita por todas as razões mencionadas acima – mas ficam deslumbrados pela beleza natural de um dos países mais biodiversos do mundo.

“O Brasil é – ou tem sido – principalmente promovido por suas praias ensolaradas, mas agora estamos focando também no turismo de natureza,” diz Gil. “Isso inclui a Amazônia, é claro, e nossos muitos parques naturais.”

A floresta amazônica – lar de mais de três milhões de espécies – é um destino comum para os amantes da natureza. Mas há muitos outros lugares no Brasil que deixarão os viajantes completamente maravilhados com a arte da natureza.

A nação sul-americana também está focada em impulsionar as comunidades locais em “pequenas cidades culturalmente orientadas que podem oferecer algo muito autêntico,” diz Gil. “Cada região é muito diversa,” Gil diz. “Eu sugeriria ir e explorar.”

Aqui estão sete das melhores maravilhas naturais para visitar no Brasil.

9. Chapada dos Veadeiros

Este belo parque nacional, que apresenta encantadoras cachoeiras e lagos cristalinos, pode ser encontrado no estado de Goiás, no centro-oeste do Brasil. Foi reconhecido como parque nacional em 1961 e tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001.

Uma vez na Chapada dos Veadeiros, os viajantes devem prestar atenção às formações rochosas do parque, que estão entre as mais antigas do planeta. Há também a oportunidade de avistar algumas incríveis faunas, incluindo cervos-do-pantanal, lobos-guarás, onças, antas, tucanos e urubus.

Alguns dos animais na Chapada dos Veadeiros são extremamente raros ou estão em risco de extinção, então este é um lugar sagrado para eles.

8. Serra Dos Órgãos

A Serra dos Órgãos dá nome tanto a um parque nacional quanto à cadeia montanhosa dentro dele, que é moldada de uma maneira que lembra um órgão de igreja.

Estas montanhas e suas florestas estão repletas de aves exóticas e plantas tropicais coloridas, o que torna a experiência de caminhar nos parques nacionais sempre cheia de surpresas.

O parque está no Rio de Janeiro, tornando-o a fuga perfeita para a natureza se você estiver visitando o Rio.

7. Lençóis Maranhenses

Este parque nacional na costa nordeste do Brasil não é o mais fácil de alcançar, mas definitivamente vale o esforço. Suas enormes dunas de areia branca, em contraste com as lagoas azuis formadas pela chuva, combinam para uma vista incrível e de outro mundo – e ótimas fotos.

A melhor época para visitar é em julho, quando as lagoas estão azul cintilante – ou verde! – e mais convidativas para nadar. Vá descalço, caminhe pelas dunas e dê um mergulho para uma experiência inesquecível.

6. Cataratas do Iguaçu

Na fronteira entre Argentina e Brasil, as belas Cataratas do Iguaçu não são tão famosas quanto as Cataratas do Niágara, mas talvez sejam ainda mais deslumbrantes.

Este corpo d’água em cascata está repleto de vida selvagem, incluindo espécies raras e em perigo. Os viajantes provavelmente avistarão macacos bugios, tucanos, onças e cervos-do-pantanal – assim como muitas aves exóticas.

5. Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça é uma cachoeira de 340m no estado nordestino da Bahia, que é melhor apreciada durante a estação chuvosa, quando a água cai com força na piscina abaixo.

Uma visita envolve uma agradável caminhada até as quedas para ver a água caindo – recompensada pela incrível vista do topo. Ou uma caminhada de três dias até a base, após a qual os viajantes podem nadar na piscina da cachoeira.

4. Pantanal

Os viajantes não podem perder uma visita aos maiores pântanos do mundo, o Pantanal.

Abrangendo mais de 200.000 metros quadrados e cobrindo partes do Brasil, bem como do Paraguai e da Bolívia, o Pantanal é lar de algumas das criaturas mais curiosas do nosso planeta. Estes incluem capivaras, onças, jacarés, araras, macacos bugios, tamanduás-bandeira e lontras gigantes.

Enquanto a Amazônia recebe mais atenção, o Pantanal também é um dos lugares mais biodiversos do nosso planeta e precisa de todo o apoio e proteção que puder obter. Menos de 2% do pântano é protegido federalmente.

3. Poço Encantado

O Poço Encantado é uma caverna cheia de água no Parque Nacional da Chapada Diamantina, em Andaraí.

Ela se transforma em um espetáculo mágico quando a luz do sol atinge diretamente a água, fazendo com que as formações rochosas profundamente submersas brilhem. Fotógrafos devem esperar o momento certo do dia para capturar o show perfeito do brilho azul fantasmagórico da caverna.

2. Poço Azul

O Poço Azul, perto da pequena cidade de Riachão, na região nordeste do Brasil, é muito semelhante ao Poço Encantado – uma maravilhosa caverna com águas azuis intensas escondida na paisagem seca da Bahia.

Comparado ao Poço Encantado, o Poço Azul tem a vantagem adicional de que você pode nadar e flutuar em suas águas azuis claras, observando sua caverna maravilhosa.

1. Encontro das Águas

O Encontro das Águas é um destino bem conhecido em Manaus, capital do estado do Amazonas, e é verdadeiramente uma visão a contemplar.

Por 6 quilômetros, dois rios – o Rio Negro e o Rio Solimões – correm lado a lado sem se misturar, criando dois fluxos paralelos de água de cor preta e água de cor mais clara e arenosa.

Os rios correm a velocidades diferentes e com diferentes temperaturas – e ainda assim não se misturam até bem mais abaixo. Um cruzeiro de um dia no Rio Negro leva os viajantes ao ponto de encontro e dá a eles uma visão privilegiada deste espetáculo bizarro.