O Brasil ainda está finalizando o novo sistema de vistos e evitando implementá-lo próximo às festividades de carnaval em fevereiro, que atraem dezenas de milhares de turistas.

O Brasil adiou pela segunda vez a reintrodução dos requisitos para obtenção de vistos de turista para cidadãos dos EUA, Austrália e Canadá, disseram autoridades.

O ex-presidente Jair Bolsonaro eliminou a exigência de visto em 2019 para apoiar a indústria do turismo, mas os três países continuaram a exigir vistos dos brasileiros. O país sul-americano exige vistos dos viajantes com base em princípios de reciprocidade histórica e igualdade de tratamento.

Descubra a emoção do críquete como nunca antes, exclusivamente no HT.

O governo inicialmente adiou a implementação do visto para 1º de outubro. Em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu então 10 de janeiro como o novo prazo. Na noite de quinta-feira, a presidência do Brasil disse que seria adiado mais uma vez para 10 de abril.

O comunicado refere que o governo ainda está a finalizar o novo sistema de vistos e pretende evitar implementá-lo perto da época alta, principalmente durante as celebrações do Ano Novo e das festividades de Carnaval em Fevereiro, que atraem dezenas de milhares de turistas.

Lula restabeleceu a exigência de visto após assumir o cargo, há um ano. Os países em questão incluíam inicialmente o Japão, mas o país do Leste Asiático fechou um acordo com as autoridades brasileiras em setembro para facilitar as disposições sobre viagens entre os dois, mantendo os seus cidadãos fora da nova lista.